Uma pessoa com transtorno bipolar consegue respeitar limites?

Uma pessoa com transtorno bipolar consegue respeitar limites? 2023-12-06T23:10:38+00:00

Home Fóruns Cuidando de quem Cuida Uma pessoa com transtorno bipolar consegue respeitar limites?

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor
    Posts
  • claritacastilho
    Participante
    Postagens: 2
    #16248 |

    Sou casada há 35 anos com uma pessoa portadora de transtorno bipolar.
    Embora tenhamos sempre nos amado, brigamos muito a vida toda. Meu marido é muito agressivo verbalmente e, às vezes, demonstra ter ódio de mim. Não consigo colocar limites para que me respeite.
    Será que, por causa do TB ele é incapaz de se controlar ou isso faz parte da personalidade dele?

    alexcandido07
    Participante
    Postagens: 2

    Oi Clarita, tenho Tab 1 e minha esposa passa pelo mesmo que você(infelizmente). Seu esposo sente remorso quando volta a si? Eu sinto muito remorso, culpa e entro até em depressão quando perco o controle com minha esposa, grito, xingo e jogo coisas no chão. É muito ruim pra gente, não ter o controle da própria vida, não podemos desabafar pois esse tipo de doença ainda conta com muito preconceito, geralmente as pessoas acham que você faz porque quer e que isso é só uma frescura. Quem te conhece e sabe que você tem transtorno psiquiátrico como meus vizinhos, familiares e colegas de trabalho geralmente te tratam de uma forma diferente. Isso é muito ruim. O que estou buscando é tomar o remédio da maneira correta, visitar todo mês a psiquiatra que provavelmente alterará mais uma vez a medicação em busca da tão improvável estabilidade. Talvez com terapia e dopado, parecendo quase um vegetal a gente consiga respeitar os limites. Estou a disposição para mais conversas

    karina.braz2018
    Participante
    Postagens: 2

    Sofro com isso e meu casamento tem altos e baixos, é como uma montanha russa, sinto como se eu andasse em cascas de ovos, tento conversar com ele sobre o sono , não beber álcool,focar a energia mas é em vão, logo que ele entra em crise eu reconheço essa “ativação” e sei que nesse momento é o momento de deixar ele no canto dele não falar muito pq eles ficam com senso de razão aumentada, fica hostil e pode transformar um simples bom dia em uma briga para o dia todo ou até o final de semana todo , é muito difícil para quem sofre disso e quem está ao lado, meu marido me vê como alvo sempre e quando ele está em crise ele sempre fala em separar fica vomitando coisas horríveis e nada que eu faça vai estar bom é bem insignificante qualquer gesto de amor pois ele está cheio de raiva dentro de si não é capaz de enxergar algo bom, infelizmente quando a pessoa não quer se tratar a tendência é ter mais crises em menor tempo, eu como lido com isso nem sempre estou com a paciência e sabedoria divina que precisa ter nos casos das crises, antigamente eu acreditava que o problema fosse eu e buscava o que eu tinha feito de errado e não encontrava e ele sempre dizia que a culpa era minha do estresse dele , as vezes por não encontrar a tampinha da panela de pressão… Ou por eu esquecer alguma coisa fora do lugar nos dias de crise é tudo muito intenso e coisas banais se tornam em penitência a ser julgada de forma repetidamente como uma tortura para quem está ao lado.

    claritacastilho
    Participante
    Postagens: 2

    Nossa. Não é fácil. São casamentos bipolares, né?
    Na verdade, meu marido e nossa vida melhoraram muito quando ele parou de beber e passou a tomar a medicação corretamente. O lítio ajudou muito.
    Estamos vivendo uma fase de estabilidade e tenho certeza que vcs também vão conseguir.

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.

DESTAQUES

Patrocinadores