Quando desistir?

Quando desistir? 2023-07-18T13:37:47+00:00

Home Fóruns Cuidando de quem Cuida Quando desistir?

Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Autor
    Posts
  • rodrigo_f
    Participante
    Postagens: 1
    #16034 |

    Parte 2
    O acidente
    Antes de eu conhecê-la, minha musa tinha sofrido um acidente automobilístico. Seus pais foram surpreendidos com um telefonema dos bombeiros dizendo que ela estava aparentemente sem vida. Não consigo sequer imaginar tamanho sofrimento. Ela teve uma lesão no cérebro por conta de um traumatismo craniano. Foi retirada das ferragens e deslocada para o hospital com 7% de chance de vida. Felizmente conseguiram aliviar a pressão do cérebro abrindo o crânio. Deixando sequelas na área da memória recente e humor exacerbando as emoções, assim resumiam…

    O que é traumatismo cranioencefálico?
    O traumatismo craniano é uma lesão no crânio causada pelo impacto. Além da contusão, a depender da gravidade, pode atingir o cérebro e causar sangramentos, formação de coágulos e edemas. Nestes casos, é classificado como traumatismo cranioencefálico grave, visto que representa risco à vida do paciente.
    Sintomas de traumatismo craniano
    Os sintomas de traumatismo craniano podem se manifestar no momento do acidente ou depois de horas e até mesmo semanas.
    Fique atento a esses sinais:
    . dor de cabeça intensa e persistente;
    . desmaio;
    . perda de memória;
    . perda de visão;
    . confusão mental;
    . vômito;
    . perda de equilíbrio;
    . sangramento nasal;
    . sonolência;
    . perda de sensibilidade.

    Quais são as sequelas de um traumatismo craniano?
    Dada a gravidade da lesão, é comum que os pacientes apresentem alterações mesmo após a recuperação. Algumas das sequelas de traumatismo craniano são:
    . convulsões;
    . distúrbios de movimento: paralisia e perda de equilíbrio;
    . distúrbios cognitivos: variação de humor, déficit de atenção e perda de memória;
    . apatia;
    . alterações no ciclo do sono.

    Quanto tempo dura um traumatismo craniano?
    De acordo com o Dr. Rodrigo, as repercussões do traumatismo craniano nem sempre são imediatas e suas sequelas podem permanecer durante toda a vida.
    “Por isso é importante sempre ficar de olho caso tenha sofrido um trauma craniano e avisar os familiares próximos, pois caso apresente algum sinal de gravidade é necessário buscar um serviço de urgência”, destaca o cirurgião.
    Referência: https://hospitalbrasilia.com.br/pt/sobre-nos/blog/traumatismo-craniano-sintomas-e-possiveis-sequelas

    Desistindo?
    Acredito que além da paixão, se instalou o amor… amor ao próximo, amor carnal, cumplicidade e proteção. Então passaram-se anos, um pouco mais de uma década. 13 anos de vitórias e derrotas, erros e acertos, um noivado, um casamento e um filho maravilhoso! Porém chegou a hora de desistir. Desistir dela? Não. Desistir de me machucar!
    Ser meu melhor amigo e me tratar, pois adoeci com essa relação de mão única que tem que estar bom pra ela senão a mesma bate os pés e grita por ser contrariada. Fui agredido fisicamente, levei cusparada no rosto, sem contar com as ofensas que vem do fundo do poço do ódio que a minha musa guarda por não se aceitar, não perdoar e não seguir em frente com o que é e o que tem.
    Atualmente faço terapia com psicólogo e me sinto forte por ter passado por tudo e saber que fiz tudo o que eu pude sem arrependimentos, pois tenho um filho maravilhoso que ela gestou.
    Tenho certeza que fui o melhor amigo que ela poderia ter e oro a Deus que ela encontre alguém mais forte do que eu e sigam uma vida plena, que ela consiga superar essa dor que só ela sabe qual é…

    Espero que esse depoimento possa clarear a mente de pessoas que passam ou passaram por situações semelhantes.🙏🏻

    professora.liviabiscotto
    Participante
    Postagens: 1

    Rodrigo, tenho transtorno bipolar e fiquei emocionada. Parabéns por ter estado ao lado dela durante todo esse tempo. Eu gostaria que o tratamento dela tivesse dado mais certo para que vocês pudessem ter ficado juntos e viver em paz de uma maneira saudável. Sei que infelizmente não foi possível e você aguentou muito. Você foi um anjo na vida dela! E eu, graças a Deus, tenho a sorte de ter um anjo na minha vida. Fui diagnosticada aos 20 anos, e meu noivo (atual marido) sempre esteve comigo na minha crise de mania. No meu caso, porém, a medicação foi muito efetiva. Tive três meses de episódio maníaco, com inúmeros sintomas fortes, alucinações e irritabilidade, e nesse tempo o psiquiatra estava sempre ajustando remédios, até encontrar o que funcionou para mim e fiquei estável, vivendo uma vida normal. Tomo remédio todos os dias, sem falhar, e consigo viver muito bem. Eu me casei, me formei, trabalho normalmente. Nunca mais tive crise de mania/euforia. E só agora, com 26 anos, tive um episódio leve de depressão (o único da minha vida, graças a Deus) e já estou me recuperando. Felizmente, o tratamento está sendo efetivo, e meu marido esteve comigo durante todos esses anos e continua comigo até hoje. Parabéns pela sua força. E, mesmo sem conhecer sua musa, eu entendo as dificuldades que ela tem e isso gera em mim automaticamente um sentimento de identificação e um carinho por ela. Desejo sucesso a você na nova fase da sua vida. E desejo a ela tudo de bom, principalmente saúde. Abraços para vocês!

    LIDIA
    Participante
    Postagens: 1

    Rodrigo, acredito que esta seja a linha que separa o relacionamento abusivo, de um relacionamento comum e saudável. Se relacionar com um bipolar nunca será fácil, mas acredito que todos os relacionamentos não são fáceis. A vida nos carrega de muitos altos e baixos. Mas em primeiro lugar, o (a) paciente precisa querer se tratar, querer melhorar, querer estabilizar e principalmente, querer estar com você. Essa é uma escolha exclusiva dela e deles. E por mais que lutemos para estar junto e de alguma forma, tornar a vida mais tranquila, não depende apenas de nós, independente de tamanho de força sua. É uma troca, como todo relacionamento. O transtorno dela criou algumas regras para o relacionamento de vocês, a questão é sempre se podemos seguir com estas regras.
    Este limite que você estabeleceu pra si é importante e saudável, para que vocês possam seguir sempre buscando pela melhor versão de amor, mesmo que isso não signifique estar junto, há uma outra vida que depende de vocês. Espero que vocês consigam seguir de forma pacífica e feliz, mesmo separados.

    lilianfssilva
    Participante
    Postagens: 1

    Tenho vivido isso.
    Estou casada há 18 anos e tenho quase certeza após estudar bastante que meu espodo tem TB.
    Uma pessoa maravilhosa quando está bem, mas se torna meu inimigo quando se altera.
    Um comportamento frio, narcisista, tema acabado com minha saúde mental.
    Pior, sugeri procurar um psiquiatra, enviei conteudos sobre TB, mas percebo que além de tudo seu orgulho e arrogância não permite aceitar que existe um distúrbio.
    Já saiu de casa 8 x e voltou, sem pre com grandes prejuízos.
    Estou chegando no meu limite

    gilmar.maias
    Participante
    Postagens: 1

    @professora.liviabiscotto

    Obrigado pelo seu relato. Minha esposa teve um surto há 3 semanas e está internada agora. Eu me sinto muito perdido, pensando que ela nunca mais vai voltar ao normal. Ela fala muitas coisas fora da realidade, pensa que tem super poderes, me agrediu antes de ser internada, suas finanças estavam descontroladas há 3 meses mais ou menos, com dificuldades para dormir nesse tempo, sendo que o gatilho para o surto foram 3 dias sem dormir.

    Eu fiquei chocado porque conheço ela há 5 anos, moramos juntos há 3, ela sempre foi muito calma, pacífica e carinhosa, raramente nos desentendemos. O psiquiatra trabalha com a hipótese de transtorno bipolar (mania), ela está tomando quetiapina, carbonato de lítio e risperidona.

    Pode enviar a medicação que você toma? Não conhecia essa doença e estou pesquisando o máximo que posso sobre o tema, esse site está sendo quase um refúgio pra mim.

    Agradeço desde já

    • Esta resposta foi modificada 2 meses, 1 semana atrás por gilmar.maias.
Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.

DESTAQUES

Patrocinadores