Como cuidar?

Como cuidar? 2023-08-29T12:42:22+00:00

Home Fóruns Cuidando de quem Cuida Como cuidar?

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 17 do total)
  • Autor
    Posts
  • lucianamatos1973
    Participante
    Postagens: 1
    #16116 |

    Minha filha de 31 anos foi diagnosticada com Transtorno Bipolar tipo I a cerca de 60 dias, durante um surto psicotico e entrou em mania, destes ela passou 27 internada, foram dias difíceis para todos nós. Dia 31/08 completam 30 dias que ela saiu do hospital, e a pessoa que vejo hoje é totalmente diferente da jovem que sempre conheci, ela está tendo muita dificuldade em se readaptar a propria vida. A pessoa sorridente, cheia de ideias e sonhos parece que sumiu. Dá uma sensação de impotencia enorme, saber que eu não posso fazer nada. Oque tenho feito é sempre deixar claro para ela, que estou aqui, para conversa,apoio ou simplesmente estar. Oque posso fazer para ajuda-la e tambem para me cuidar? Tem momentos que me esqueço de tudo isso e tem dias que me sinto culpada por isso.

    cristianepereiracris
    Participante
    Postagens: 1

    Me sinto como você. Posso apenas te dizer que sinto sua dor. Me reconheço nela. E te desejar coragem, fé e a certeza que o amor vence sempre. Você não está sozinha nessa luta.

    lourdesbispoprof
    Participante
    Postagens: 1

    Há quase 2 anos vivemos a mesma experiência, após 12 anos o laudo foi concluído. Foi desesperador! A adaptação pós interação e aos remédios. Ela perdeu o emprego, amigos… E teve momentos que me sentir como vocês. Hoje, ela conseguiu um novo trabalho; está vivendo melhor,antes não conseguia atravessar a rua. Aos poucos se adaptando. Tenha calma, tente ficar bem e pratique a fé e muito amor. Não se sinta só nessa luta.

    meesantana99
    Participante
    Postagens: 1

    Partilho da mesma situação de algumas de vocês. Minha mãe tem 61 anos e tem diagnóstico de transtorno bipolar faz mais de 10 anos, na verdade ela sofre com esta doença desde os 18 anos. Já foi internada algumas vezes, já tomou muitas medicações e sempre para por conta. Ela não aceita a doença e nem o tratamento. Recentemente ela foi internada por 28 dias, após um surto de mania, quando retornou para casa só ficava deitada, sem querer fazer nada… Faz uma semana que desconfiamos do comportamento dela, pois saiu da ”cama” muito rápido, e já voltou a vida normal, porém com bastante euforia. Resumo: Enganou novamente sobre estar tomando as medicações, sou a filha mais nova de 24 anos, e sofro com isso a vida toda, pois sou eu quem cuido dela. Ás vezes é muito difícil para quem cuida de um paciente bipolar.

    marcelo.scalzaretto
    Participante
    Postagens: 4

    Boa tarde

    Minha esposa já foi internada 02 vezes a ultima foi em janeiro 2022, não desista, partilhamos da mesma dor, é “normal” qdo volta da internação a pessoa estar intoxicada pela qtde de medicamentos, é muita dor, sei o que é isso, mas melhora, acredite, demora um pouco, meses de desintoxicação, a fisionomia muda por causa dos remedios, aos poucos, vai voltando ao normal, o importante é o que vc esta fazendo, dividindo com outros sua dor, e tenha fé e esperança, é demorado? É, mas vai melhorar e muito, é seguir o q a psiquiatra manda, tomar os remedios, fazer acompanhamento direitinho e viver um dia de cada vez. ELA VOLTARÁ A SORRIR, ACREDITE.

    marcelo.scalzaretto
    Participante
    Postagens: 4

    desculpa, um complemento, nãao se culpe de forma alguma, nem vc e nem ela tem culpa e não tem q ser julgada por ninguem, TUDO PASSA.

    karineaps01
    Participante
    Postagens: 1

    Oi, pessoal, tudo bem?
    Sou nova aqui e não sei exatamente como funcionam as coisas estão caso esteja no lugar errado, posso corrigir. Minha namorada foi diagnosticada há alguns anos com TAB e tenho dificuldades em encontrar formas de ajudá-la a se sentir amparada. A agressividade na forma de questionar sobre as coisas, a forma como ela percebe a vida e até quando ela não consegue ver as coisas boas me preocupam porque tenho medo de deixá-la sozinha e alguma coisa acontecer. Sou a rede de apoio mais próxima dela no momento, mas confesso que ainda tenho dificuldades em identificar os padrões e isso, algumas vezes, me deixa sem saber o que fazer para ajudar. Não quero ser mais um problema na vida dela, mas não sei o que posso fazer para dar a segurança que ela precisa

    marcelo.scalzaretto
    Participante
    Postagens: 4

    Olá, realmente não é fácil, vou falar da minha situação ok, aproveita o q for bom, o q não for, joga fora.
    Minha esposa está em tratamento, o foco principal no momento é evitaar crises, com isso os remédios são um pouco mais fortes e acaba debilitando, da nossa parte em casa (eu e filha), damos todo amor e carinho, procuramos fazer o q ela gosta, as vezes agrada, as vezes não, mas o importante é saber q vai melhorar, é um pouco demorado, mas vai melhorar, mita paciência, as vezes da desespero sim, da medo, acaba sendo uma doença da família, por isso terapia é muito importante, e tem aqui na Abrata, é só se escrever as segundas, abre as 16:00, boa sorte ai, tudo passa.

    thaleslacerda96
    Participante
    Postagens: 1

    Boa tarde
    minha irmã foi diagnosticada com transtorno bipolar com 17 anos depois de muitos anos a gente passando em médicos conseguimos acha uma médica especialista no caps, entre esse processos todo com essa especialista ela nos atento a ficar de olho em nossa mãe que ela tinha alguns sinais do transtorno oque pra nois ainda era imperceptível. Porém ao passar do todo começamos e perceber os sitomas Insônia , aceleração fora do normal , mania de arrumar e desarruma e por fim surtos psicotico, depois de passar 9 dias dormindo bem pouco bem pouco msm ela quando tentava dormir por conta do cansaço fecha o olho em logo em seguida toma sustos dizendo que alguém a tocou , em outros casos que tinha buraco enorme em outros casos que algo estava se mexendo, ela é uma pessoa que tem problema cardíaco arritmia, e tem um porém já sugerimos algumas vezes a ela passar em um médico especialista no caso porém ela se recusa a passar e realmente uma luta diária para conseguimos convencer de passar . Alguém que possa me orientar me da uma direção ficaria muito grato. Obrigado

    marianedenardin
    Participante
    Postagens: 1

    Oi, tudo bem. Minha filha desde os 4 anos começou a não querer ficar na escola. Aos cinco anos precisei ficar junto para ela ficar na escola em muitos momentos. Levei no psiquiatra aos cinco anos, começou com fluoxetina. Altos e baixos, não querer ir , se sentir mal, ansiedade, palpitação, vômito, a escola não tem sido o espaço confortável para ela até hoje. Troca de escolas. Ano passado troquei pois sofria bullying, nunca se sentiu acolhida e amada pelos colegas. Amigos a deixam. Sofre. Levei no psiquiatra ontem. Foi medicada com Aripiprazol e pregabilina. Fez uns testes com outra psiquiatra e TDHA foi diagnosticado. Tens muitas características de bipolar. O pai dela tem e a vó materna também. Apesar de ter cuidado de minha mãe desde a minha adolescência, não esperava que minha filha passasse por tudo isso. Estou destruída porque vejo o sofrimento dela em muitos momentos.

    paulacairo71
    Participante
    Postagens: 1

    Oi gente, algum grupo específico para quem cuida de pessoa com Transtorno Bordeline? Grande abraço a todos e continuem amando seus entes e sendo o melhor que podem para eles.

    alexcandido07
    Participante
    Postagens: 2

    Eu como Bipolar diagnosticado há 3 anos diria que não existe uma resposta certa, eu, por exemplo, sinto que independente do que minha esposa faça (temos 39 anos e casados há 19) eu colocarei um empecilho e/ou uma dificuldade. O que ela vem fazendo e que com certeza também me contrária é bater de frente comigo, mostrar que eu não sou a única pessoa que tem problemas no mundo, ela me trata como se eu fosse normal, ela espera de mim o meu máximo, e isso me incomoda, eu queria ser bajulado, colocar a cabeça no colo dela e chorar. Acho que se ela fizesse isso, eu iria declinar, iria parar de trabalhar e ficar em casa escondido. Cada dia é um desafio, mas eu diria que eu vivo não um dia por vez, mas um instante. Não é nada fácil, a vontade é de fugir, se esconder dos medicamentos, dos médicos, da ansiedade, do pânico, da sensação de alerta, da fobia social, das palpitações, tremedeiras, falta de ar, do medo e principalmente da irritabilidade, da fúria da devastação que fica minha casa após um episódio de nervosismo e agressividade(palavras, palavrões e gritos). Mas não posso, não posso desistir, tenho três filhos um já criado, 18 anos e independente, o outro adolescente e tem a caçulinha de 3 anos que precisa muito de mim.

    nlin
    Participante
    Postagens: 1

    Eu moro com meu namorado há 1 ano e namoramos há 2. Ele foi diagnosticado com transtorno bipolar após um surto onde tentou tirar a vida com medicamentos vencidos. Ficou internado por 3 dias. Essa tinha sido a 2a tentativa dele e na primeira a família não ficou sabendo.
    Eu tenho me sentido exausta, porque ele está oscilando muito de humor enquanto o medicamento ajusta. Desconta em mim a frustração, e eu sou a principal rede de apoio dele.
    No começo culpei todo mundo, mas no fim entendi que era importante ele conseguir identificar crises e pedir ajuda. Me culpei também e culpei a terapeuta por falta de efetividade.
    Busco sempre tentar colocar regras e limites em momentos de estabilidade.
    Alguém já conseguiu viver uma vida normal e sem alterações bruscas? Ele tentará de novo?

    marcelo.scalzaretto
    Participante
    Postagens: 4

    Minha esposa ficou anos sem ter crise, infelizmente não da para saber, o que aprendi (no meu caso) é que ela não pode ficar sem medicamento, e o q já presenciei na vivência desse assunto é q a maioria recai pq deixa de tomar os remédios e não faz o acompanhamento médico. Sugestão, vc fazer também fazer um acompanhamento psicológico ou terapia para conseguir lidar com a situação e ter uma vida mais saudável. Boa sorte, fé.

    joaofabricioneto
    Participante
    Postagens: 1

    Um grupo como AA seria importante, sinto falta de desabafar e saber como outras pessoas lidam com o problema! É tudo muito desgastante! Estou perdendo as forças!

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 17 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.

DESTAQUES

Patrocinadores