Atividades

Atividades 2020-07-17T16:39:59+00:00

Grupo de Jovens Online

Grupo de Jovens Online possui formato semelhante ao do GAO – Grupo de Apoio Online.

Um espaço seguro para compartilhar experiências, conhecer outras pessoas que passam o mesmo que você e obter informações sobre os transtornos.

Este grupo foi criado para atender o público jovem, de 14 a 24 anos, com transtornos de humor (depressão e transtorno bipolar), amigos e familiares na mesma faixa etária.

O Grupo de Jovens é conduzido por psicólogos especializados no atendimento a adolescentes e jovens. O grupo de apoio auxilia no tratamento e na compreensão acerca dos transtornos.

O Grupo de Jovens Online ocorre uma vez por semana, alternando entre segundas-feiras, às 20h e quintas-feiras às 16h.

**Vagas limitadas

Encontro com Especialistas

A ABRATA oferece palestras gratuitas para a população sobre os mais variados temas e assuntos relacionados aos transtornos afetivos ministradas por médicos psiquiatras e por psicólogos, para esclarecer acerca dos sintomas, diagnóstico e tratamentos do transtorno bipolar e depressão, entre outros temas relacionados.

Os Encontros com Especialistas ocorrem mensalmente no último sábado do mês, à tarde, das 14h às 17h, no auditório do Hospital Sepaco, Rua Vergueiro, 4210 – Vila Mariana, entrada franca.

ABRATA Núcleo Santos – Os Encontros com Especialistas também acontecem em Santos, uma vez por mês, seguindo a mesma programação da sede em São Paulo. Local: Universidade Santa Cecilia/UNISANTA. Os Encontros com Especialistas acontecem mensalmente na última terça-feira do mês, das 19h30 às 21h30.

Acesse o canal da ABRATA no Youtube, clicando no ícone abaixo, para assistir os vídeos dos  “Encontros com Especialistas” realizados pela unidade São Paulo:

 

 

Atendimento Eletrônico

O público interessado também nos contata por meio do Site, Blog, Youtube, Instagram e Facebook, enviando as suas perguntas e sugestões. A equipe de voluntários do serviço da Rede Digital responde a cada contato de forma personalizada.

As respostas às mensagens recebidas acontecem de forma personalizada após a cuidadosa leitura e na maioria das vezes também buscamos pesquisar em artigos científicos para ancorar as respostas, além de promover o acolhimento às pessoas que nos procuram.

Atendimento Telefônico

Serviço consultivo oferecido gratuitamente para a comunidade, mantendo sempre a discrição, sigilo e a confidencialidade. O Atendimento Telefônico especializado acontece de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.

Os voluntários da equipe deste serviço são preparados para acolher e apoiar emocionalmente todas as pessoas que querem e necessitam conversar acerca dos transtornos mentais e sobre prevenção e ideação suicida. Além deste trabalho de acolhimento, esta equipe também informa acerca de todos os serviços que a Associação oferece e realiza as inscrições para as atividades.

Grupo de Jovens

Grupo com formato semelhante ao do Grupo de Apoio Mútuo e é constituído por jovens com transtorno bipolar e depressão e jovens familiares de 14 aos 18 anos.

Este Grupo é conduzido por psicólogos especializados no atendimento a jovens e em psicoterapias indicadas para a pessoa com transtornos do humor (depressão e transtorno bipolar) e seus familiares da mesma faixa etária. Este Grupo também conta com a supervisão de um psiquiatra especialista na infância e adolescência.

Acontecem todas às quintas-feiras, das 19h às 20h30, exceto feriados.

Grupo de Apoio Mútuo – GAM

Grupos distintos para pessoas com depressão e bipolaridade, e para familiares, cuja finalidade fundamental é trocar experiências, compartilhar vivências, buscar soluções e se ajudar de forma solidária, por meio de suporte, apoio e conforto uns aos outros.

Os Grupos de Apoio Mútuo são conduzidos por pares (pacientes e familiares), identificados como Facilitadores, onde as pessoas irão encontrar conforto e orientação em um ambiente confidencial e de suporte e onde cada um pode fazer a diferença na vida de outros.

São Paulo: Acontecem todas as terças-feiras, as 16h às 17h30 e 19h às 20h30. Quintas-feiras, das 19h às 20h30. Sábados, das 14h30 às 16h.

ABRATA Núcleo Santos: GAMs Acontecem todas as quintas-feiras, das 19h às 20h30.

Grupo de Acolhimento e Integração – GAI

Reuniões abertas ao público interessado nas atividades psicoeducacionais da ABRATA, que têm como objetivo acolher as pessoas novas, formação de vínculo com os serviços oferecidos, orientá-las quanto à instituição e integrá-las ao ambiente da sede e do serviço de voluntariado. É condição para a participação nos Grupos de Apoio Mútuo e para o exercício do voluntariado.

Acontece quatro vezes por semana no período da tarde e à noite.

A ABRATA atua no conceito do acolhimento e integração que promove e implica na abertura de portas para todas as pessoas que nos procuram e que apresentam a depressão e o transtorno bipolar, assim como aos seus familiares na promoção do acesso as atividades oferecidas pela Associação, além de um dos mais importantes fatores para a estabilidade da pessoa com transtorno mental que é a adesão ao tratamento.

Grupo de Troca de Experiências – GTE

Nesta atividade, com roda de conversa, participam amigos, familiares e portadores de transtornos de humor, depressão e bipolaridade.
.
Coordenado pelo dr. Volnei Costa, psiquiatra, membro do Conselho Cientifico da ABRATA.
.
Sempre na primeira quarta feira de cada mês das 19:00 às 21:00 na sede da ABRATA.

Grupo de Apoio Online – GAO

O Grupo de Apoio Online – GAO foi criado em função do período de isolamento social recomendado pelo Ministério da Saúde por conta do COVID-19.

O Grupo destina-se a pessoas com depressão, transtorno bipolar e familiares, cuja finalidade fundamental é trocar experiências, compartilhar vivências, buscar soluções e se ajudar de forma solidária, por meio de suporte, apoio e conforto uns aos outros.

O Grupo é conduzido por agentes facilitadores da ABRATA,  onde as pessoas irão encontrar conforto e orientação em um ambiente confidencial, de suporte e onde cada um possa fazer a diferença na vida de outros.

Todas as terças, quartas e sextas feiras das 19:00 às 20:30, sendo necessária a inscrição prévia no site da ABRATA. As inscrições são abertas as segundas feiras a partir das 16:00. O acesso se dá através do aplicativo Zoom Meeting.

Os inscritos podem participar do grupo uma vez por semana, escolhendo o dia de sua preferência na página de inscrição.

* Para maiores de 18 anos

**Vagas limitadas

DESTAQUES