Home › Fóruns › Cuidando de quem Cuida › Mãe depressiva
-
AutorPosts
-
#16577 |
Olá,
Cresci com uma mãe depressiva. Ela não teve diagnóstico especificamente, além do que todas as minhas psicólogas e as dos meus irmãos sugeriram, já que ela nunca assumiu ter algum problema. Ela sempre disse que é triste e amargurada porque teve uma vida horrível, mas como eu mesma tenho episódios depressivos, consigo identificar eles nela. Quando eu tinha 5 anos, meu pai traiu ela e eles se separaram, daí que começo a lembrar dos episódios, mas hoje já faz 21 anos disso e ela está cada vez pior. Queria saber se algum de vocês também cresceu com mães assim e como acham que isso lhes afetou, porque hoje já não consigo ter uma relação com ela, sinto que durante minha infância ela me machucou demais. Ela fazia chantagens emocionais ao ponto de eu correr da minha avó paterna porque ela dizia que se eu falasse com ela, sairia de casa; também compartilhava muito dos sofrimentos e desesperanças dela comigo, e acabei sendo o suporte emocional dela desde meus 5 anos; ela cobrava de mim ser uma extensão dela e quando comecei a crescer e ter minhas próprias opiniões, me batia. um dia, enquanto ela me batia, perguntei se tinha ajudado ela a aliviar o sofrimento dela; ela me falou várias vezes que tirei a felicidade dela e eu me sentia culpada. Mas também foi ótima de outras formas, quando ficava melhor, era ótima, e isso sempre me confundiu muito. passei muito tempo tentando fazê-la feliz, ajudar ela a ser feliz, mas parece impossível e ela nem cogita qualquer tratamento. hoje ela ta sempre amargurada e chega a ser perversa quando tô feliz. no meu aniversário me ligou e passou um bom tempo falando que ela sofreu mto durante minha infância e eu falo que sofri mas não foi nada parecido e que vai sempre reclamar sim de tudo e atribuiu todas as maldades à separação com meu pai 21 anos atrás. acho difícil entender tudo isso, faço terapia e consigo entender melhor do que já entendi, mas sinto uma grande necessidade de me afastar dela e me sinto culpada. mas quando estou perto, me sinto muito mal, e eu também tenho tendência a episódios depressivos, então isso piora tudo.É comum que filhos de pais emocionalmente instáveis ou com problemas de saúde mental se sintam presos entre a necessidade de ajudar e a sensação de exaustão emocional. O papel que você teve que assumir tão cedo, como uma espécie de cuidadora emocional, pode ter te afetado profundamente, especialmente por sua própria tendência a episódios depressivos. A sensação de culpa que você sente ao querer se afastar dela é compreensível, pois muitas vezes filhos de pais que passaram por traumas ou doenças mentais se sentem responsáveis por tentar aliviar o sofrimento deles. Mas a verdade é que, por mais que você tenha tentado, você não é a responsável pela felicidade ou pela saúde mental dela.
É importante que você continue na terapia e explore mais profundamente esses sentimentos de culpa e necessidade de distância. A sua saúde mental deve ser prioridade, e muitas vezes se afastar ou estabelecer limites claros com um familiar pode ser necessário para o seu próprio bem-estar.
“Em caso de despressurização, mascaras de oxigênio cairão a sua frente. Coloque a máscara primeiramente em você e depois na pessoa ao seu lado”.
Para poder cuidar dela, cuide-se em primeiro lugar.Fique bem
a convivência com minha Mãe portadora problemas psicológicos, uma vida inteira de altos e baixos, vivemos entre a cruz e a espada, pois crescemos numa realidade e acredito que muitas pessoas também, onde nunca foi muito levado a sério essas questões psicológicas, ou tratadas incorretamente. As vezes me pergunto o que sucedeu pra que ela tivesse esses problemas, seria hereditário? Seria adquirido com o tempo? São tantos porquês! Uma desconexão com a realidade, um misto de dó e raiva. Hoje mais maduro consigo ver que poderia ter sido tão diferente se essa questão tivesse sido tratada com mais atenção, acolhimento e tratamento mesmo, pois a bipolaridade Severa alinhado a outros distúrbios psicológicos, podem abalar a estrutura de uma família inteira e tudo ao seu redor. Nascemos e somos criados numa sociedade onde o Ser Mãe, é taxado como santo, como único e que devemos fazer tudo por ela em qualquer situação. Essa é uma questão muito complicada, pois nem todos tem o mesmo tipo de mãe e a realidade de cada família e cada ser é única, e ao mesmo tempo não conseguir totalmente se distanciar desse problema, CULPA, por não entender a situação como ela realmente é. Há muito estamos sofrendo as consequências dessa vida toda com esses distúrbios e descontroles que afetaram tanto nosso psicológico e hoje vivemos total alerta, indignação, medo e dó, pois ela também sofre, mas não sabemos até que ponto. Se corretamente diagnosticada, tratada e medicada, acredito que a qualidade da vida tanto dela como todos a sua volta seria bem mais leve e bem menos sofrida. Uma pessoa tão ‘’importante na sua vida’’ como as ‘’mães’’… Imaginem conviver com uma pessoa que um dia está tranquila, mais próximo da ‘’normalidade’’, noutro totalmente descontrolada, agressiva, noutro totalmente pra baixo, chorosa, manipuladora, entre outras coisas, numa escala absurda de força em todos esses sintomas, com traços narcisistas, perversão, associados. Condição essa que como dito antes, não fora vista como tão difícil e grave. Pra se ter uma ideia dos prejuízos que essa relação conturbada reflete em toda a família e ate vizinhos e pessoas próximas. Um turbilhão, uma grande maquina destrutiva, abala, nos deixa impotentes, afetando o emocional de todos, afinal o que a gente espera de uma mãe é carinho, atenção, incentivo. E conviver com essa realidade dura, é sofrível demais. No fundo você tem que tirar forças do além pra conseguir conciliar sua vida, tentando ser melhor a cada dia e entender que cada ser é único, mas é difícil, cansa, magoa e destrói. Muitos dizem, mantenha distancia, mas a questão é tão complicada, como virar as costas pra uma pessoa doente, que além de tudo, sempre dependeu financeiramente e psicologicamente dos filhos. Uma pessoa nessa condição pode ser tão destrutiva, destrói auto estima, destrói sonhos, destrói o sentimento de Paz. Uma confusão mental em todos a sua volta.
Me sinto totalmente exausto e triste.POSSO SENTIR O QUE VC SENTE… ME SOLIDARIZO. E SAIBA QUE NAO ESTA SOZINHA :/
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.