Núcleos

Núcleos 2023-06-21T12:01:17+00:00

História

A Diretoria Executiva, Gestão 2015/2017, incluiu em seu plano de ação o tema – expansão da ABRATA. Desejo acalentado desde a criação da associação em 1999. Ao analisar as tentativas das gestões anteriores em criar núcleos, foram identificadas as dificuldades burocráticas e legais para abertura de uma associação, assim como as dificuldades econômicas que viabilizaram a implantação do Projeto ABRATA Núcleos.

A ABRATA é filiada a Depression and Bipolar Support Aliance – DBSA, e aplica a metodologia dos Grupos de Apoio Mútuo/GAM inspirada nesta associação norte americana. A partir da prática da DBSA em criar núcleos, foi lançado novo olhar para o Projeto ABRATA Núcleos, minimizando a burocracia imposta pelas leis brasileiras.

Ao mesmo tempo, os pedidos de criação de núcleos ABRATA foram analisados e a cidade de Santos/SP foi definida como sede do projeto piloto. Dentre os indicadores que levaram a esta escolha foi o expressivo número de frequentadores da baixada santista que participavam dos GAMs em SP, além das demandas recebidas por meio do Atendimento Telefônico e rede digital.

Em outubro de 2016 foi criado o ABRATA Núcleo Santos.

ABRATA Núcleo Santos

O Núcleo Santos é uma extensão da ABRATA para possibilitar a realização das atividades de psicoeducação, fora do município de São Paulo. O Núcleo não tem CNPJ próprio.

Contatos

DESTAQUES