Núcleos

Núcleos 2018-10-15T12:42:03+00:00

História

A Diretoria Executiva, Gestão 2015/2017, incluiu em seu plano de ação o tema – expansão da ABRATA. Desejo acalentado desde a criação da associação em 1999. Ao analisar as tentativas das gestões anteriores em criar núcleos, foram identificadas as dificuldades burocráticas e legais para abertura de uma associação, assim como as dificuldades econômicas que viabilizaram a implantação do Projeto ABRATA Núcleos.

A ABRATA é filiada a Depression and Bipolar Support Aliance – DBSA, e aplica a metodologia dos Grupos de Apoio Mútuo/GAM inspirada nesta associação norte americana. A partir da prática da DBSA em criar núcleos, foi lançado novo olhar para o Projeto ABRATA Núcleos, minimizando a burocracia imposta pelas leis brasileiras.

Ao mesmo tempo, os pedidos de criação de núcleos ABRATA foram analisados e a cidade de Santos/SP foi definida como sede do projeto piloto. Dentre os indicadores que levaram a esta escolha foi o expressivo número de frequentadores da baixada santista que participavam dos GAMs em SP, além das demandas recebidas por meio do Atendimento Telefônico e rede digital.

Em outubro de 2016 foi criado o ABRATA Núcleo Santos.

ABRATA Núcleo Santos

O Núcleo Santos é uma extensão da ABRATA para possibilitar a realização das atividades de psicoeducação, fora do município de São Paulo. O Núcleo não tem CNPJ próprio. Todas as ações deliberativas são definidas pela Diretoria Executiva, em conjunto ou não com a equipe de Coordenadores do Núcleo Santos – Coordenador do Núcleo e Coordenador de Voluntariado. O Conselho Científico e Conselho Fiscal podem ser convidados para deliberar e apoiar as tomadas de decisões.

O Núcleo Santos não tem conta corrente própria, e a movimentação financeira é administrada pelo Vice-presidente Financeiro. Os recursos financeiros captados pelo Núcleo são revertidos em benefício das suas atividades.

O cadastramento dos associados do Núcleo Santos faz parte do sistema de sistema de cadastro central da ABRATA.

Atividades

  1. Grupo de Apoio Mútuo/GAM – conduzidos por pares (portadores e familiares), onde as pessoas irão encontrar conforto e orientação em um ambiente confidencial e de apoio.
    GAM para pessoas com depressão e transtorno bipolar
    GAM familiares
  2. Palestra Psicoeducacional
  3. Conversando Sobre

Contatos

E-mail: abratalitoral@abrata.org.br

Celular:
(13) 99712-8692

Destaques

Livros – Depressão Bipolar um Guia Abrangente

Os autores abordam a neurobiologia e a genética, a depressão bipolar em crianças e considerações relativas a suicídio, discutindo abordagens de tratamento específicas, desde o uso do lítio e de drogas anticonvulsivantes até intervenções psicológicas, com base nas pesquisas mais atuais sobre o assunto.

Campanha Daiichi

Depressão bipolar: está na hora de falar sobre isso” é a mais nova campanha da Daiichi Sankyo, que tem o apoio da ABRATA - Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos. O objetivo é conscientizar a população em geral sobre a importância da depressão bipolar, doença que atinge mais de seis milhões de brasileiros e depende de melhor diagnóstico e tratamento adequado.

Seja um Voluntário ABRATA

A ABRATA seleciona candidatos para o trabalho voluntário que estão disponíveis para doar seu talento, tempo e trabalho para a prestação do serviço voluntário ao próximo. Não há necessidade de experiência em lidar com os familiares e as pessoas com transtorno bipolar e depressão, basta apenas ter a vontade e o desejo de ajudar.