Precariedade no atendimento aos doentes mentais é tema de encontro entre associações e Ministério da Saúde.

ABRATA

ABRATA e outras entidades de apoio a portadores de doenças mentais entregam pauta de reivindicações a novo coordenador geral de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, do MS.

30 de março é o Dia Internacional do Transtorno Bipolar, que aflige hoje 27 milhões de pessoas em todo o mundo.



O que a Abrata faz?

Atendimento Eletrônico – O público interessado poderá contatar-nos através do site, blog e facebook enviando as suas perguntas e sugestões. A Equipe de Voluntários do atendimento eletrônico responderá a cada contato de forma personalizada.

Atendimento Telefônico – Através de uma rede de serviços de voluntários, de segunda a sexta feira, das 13h30 às 17h00h, a ABRATA oferece atendimento telefônico especializado. No contato telefônico, o voluntário informa acerca das atividades da Organização, dos eventos programados, realiza inscrição para as atividades programadas, como também acolhe aquela pessoa que está à procura de um caminho através dessas informações.

Distribuição de Material Informativo e Educacional - Todo o material científico desenvolvido e divulgado pela Associação tem a colaboração e o aval do Conselho Científico. O material também é veiculado pela Internet e distribuído ao público em geral.

Grupos de Apoio Mútuo /GAMs – São grupos constituídos por portadores de transtorno do humor, depressão e bipolaridade, e de familiares, em salas separadas, que apresentam problemas em comum, cuja finalidade fundamental é trocar experiências, compartilhar vivências, buscar soluções e se ajudar de forma solidária, dando suporte, apoio e conforto uns aos outros, possibilitando o desenvolvimento do sentimento de pertencimento, favorecendo assim a recuperação e a reintegração social.

GRUPO DE APOIO MÚTUO PARA JOVENS/ GAMA SGrupo constituídos por jovens portadores de transtorno bipolar e depressão que apresentam situações de vida em comum, relacionadas a doença, cuja finalidade fundamental é trocar experiências, compartilhar vivências, buscar soluções e se ajudar de forma solidária, dando suporte, apoio e conforto uns aos outros, possibilitando o desenvolvimento do sentimento de pertencimento, favorecendo assim a recuperação e a reintegração social.

Grupo de Apoio Técnico-Científico aos Voluntários – Neste grupo são discutidas as questões relativas ao diagnóstico, caracterização dos transtornos do humor, depressão e bipolaridade, e eventualmente comorbidades psiquiátricas, tratamentos e evolução. As questões podem ser trazidas pelos voluntários (o que ocorre mais frequentemente) ou são propostas pelo médico psiquiatra, coordenador dessa atividade. As informações utilizadas são predominantemente baseadas nas teorias psiquiátricas mais atuais e sua aplicação a situações da vida dos portadores e daqueles que deles cuidam ou com eles convivem. A leitura de artigos científicos com linguagem mais acessível, também é um recurso utilizado.

Grupo de Acolhimento – São reuniões abertas ao público interessado nas atividades da ABRATA. Durante a reunião, os interessados recebem informações institucionais sobre a Associação e conhecem a dinâmica de participação dos portadores e dos familiares nos Grupos de Apoio Mútuo, denominados GAMs.

Interatividade – São reuniões mensais com a participação conjunta de portadores e familiares visando o conhecimento e a identificação de disparadores de sintomas nas relações interpessoais, promovendo o desenvolvimento de relações mais saudáveis.

Conversando Sobre – Palestras proferidas por profissionais da área de saúde, abertas ao público com o objetivo de informar e esclarecer sobre os sintomas, tratamentos e dificuldades relativas à depressão e ao transtorno bipolar.

Recrutamento e Seleção de Voluntários – São realizados por meio de entrevistas para identificação das possibilidades do candidato à atividade voluntária.

Desenvolvimento e Aperfeiçoamento do Voluntariado – A ABRATA oferece à sua equipe de voluntários, a educação e o apoio psicossocial necessários com o objetivo de transmitir e multiplicar temas de interesse relacionados aos transtornos do humor( depressão e transtorno bipolar).























quem somos | o que é depressão e transtorno bipolar | artigos | agenda | seja um voluntário | doação | contato

Rua Borges Lagoa 74, conjunto 02, Vila Clementino, SP - Tel: (11) 3256-4831 de 2ª a 6ª feira das, 13h30 às17h00

Copyright © 2012 - Abrata - Todos os Direitos Reservados