FORÇA PARA HOJE, ESPERANÇA PARA AMANHÃ!

WBD_PORTUGUES

O Transtorno Bipolar é uma doença mental que afeta cerca de 27 milhões de pessoas em todo o mundo. Ela representa um desafio significativo para os portadores, seus familiares, profissionais de saúde e a sociedade. (NIMH – National Institute of Mental Health – EUA)

Enquanto a crescente aceitação do transtorno bipolar como uma condição médica, como diabetes e doenças do coração, vem se estabelecendo em algumas partes do mundo, infelizmente, o estigma associado à doença crônica ainda é uma barreira à busca de cuidados e continua a impedir o diagnóstico e tratamento eficaz. Apesar do número alarmante de pessoas afetadas por doença mental, as estatísticas mostram que apenas um terço destes indivíduos procuram tratamento. De acordo com Dr. Thomas Insel, diretor do NIMH (National Institute of Mental Health – EUA, a psiquiatria é a única parte da medicina onde, realmente, o estigma é maior para quem recebe tratamento para estas doenças do que para quem as tem.

Neste cenário mundial, a ABRATA – Associação Brasileia de Familiares e Amigos e Portadores de Transtorno Afetivo, vem atuando nestes seus 14 anos de existência com a missão de educar sobre a natureza dos transtornos afetivos, apoiar os portadores de depressão e transtorno bipolar, seus familiares e amigos e busca reduzir o estigma em relação à essas doenças mentais. Observando estes princípios a ABRATA se uniu à inúmeras organizações internacionais para o lançamento, HOJE, 30 de março de 2014, do Dia Mundial do Transtorno Bipolar.

Neste ano de lançamento atuamos ativamente nas campanhas de divulgação da data alusiva à doença, tendo como objetivo atrair a atenção no país para o Transtorno Bipolar e consequentemente favorecer a redução do estigma social e e educar a sociedade brasileira, melhorando desta forma   aceitação da doença.

O desejo da ABRATA e de todas as demais organizações que se uniram nesta iniciativa é que a cada ano a campanha se fortaleça, mais associações, governos, portadores, familiares e profissionais da área de saúde se agreguem formando um força mundial para a redução do estigma social, do estigma familiar e do autoestigma à doença mental.  E ainda, essencialmente, que o mundo aceite e amplie o convívio, sem barreiras, com a pessoa portadora do Transtorno Bipolar e seus familiares.

Que todas as pessoas com doença mental tenham garantido o seu direito de acesso ao diagnóstico, tratamento com qualidade e medicação! 

LOGO TRADICIONAL

« Voltar

DESTAQUES

2018-02-02T17:09:11+00:00 30 de março de 2014|Categorias: Blog, Sem categoria|8 Comentários

8 Comentários

  1. Junior 15 de abril de 2014 às 12:34 - Responder

    Como faço para fazer parte da associação?

    • Equipe Abrata 20 de abril de 2014 às 21:06 - Responder

      Olá Junior

      Por favor, entre em contato por e-mail voluntariado@abrata.org.br e receba informações específicas.

      Abraços
      Equipoe ABRATA

  2. ALMEIDA 3 de junho de 2014 às 03:41 - Responder

    Olá, gostaria de uma orientação, sou casado hà 15 anos, estou passando por um problema com a minha esposa, depois pesquisar muito acredito que ela seja bipolar. Durante todo este tempo de casado sempre me fazendo perguntas o por que das suas atitudes e comportamento,alteração de humor constante,irritabilidade por qualquer motivo, é mais agitada em casa com as pessoas próximas, ficou mais intenso depois do nascimento do nosso filho, que hoje tem 12 anos, ela nunca foi avaliada por um profissional. Já pediu separação por duas vezes, a ultima em 2006(ficamos separados por 3 meses, depois pediu para voltarmos), agora eu estou estudando fora do Brasil e de uns 3 meses para cá venho observando sua mudança de comportamento, pediu novamente separação, fala que quer viajar sem rumo,fala que não quer mais dar satisfações nem para sair e nem ter hora para voltar para casa, tem saído para beber cerca de três vezes por semana, alega que está assim porque sou agressivo com ela, fico intrigado pois sou um homem super tranquilo não brigo, sou muito calmo, atencioso procuro fazer tudo que posso por ela, amo muito minha esposa e meu filho, ela apresentou estas mesmas características das outras vezes. Ela e nosso filho estão morando na casa da minha sogra. É Pedagoga atualmente está na direção da escola. Irei de férias da faculdade em junho, gostaria de uma orientação, se com apenas estas suspeitas devo tentar leva-la para uma avaliação profissional e como devo realizar esta abordagem.

    • Equipe Abrata 7 de junho de 2014 às 15:37 - Responder

      Prezado Almeida

      Considerando o seu relato, sugerimos que é fundamental conversar com a sua esposa sobre a ida a uma consulta com o psiquiatra para se chegar a um diagnóstico. Quando o “jeito de ser” da pessoa se torna uma dificuldade ou um problema é importante buscar um entendimento do que está acontecendo. Muita pessoas têm um jeito dificícl de ser, o que acaba tornando os relacionamentos problemáticos. isso não quer dizer que ela seja, necessariamente, má ou insensível. Isto quer dizer que o seu jeito, às vezes tornam-se inflexíveis que acabam provocando dificuldades que podem ser intransponíveis. Todos nós, em um momento ou outro, vivenciamos situações de dificuldades nos relacionamentos, mas quando elas saem do limite do que é natural para todos nós e passam a ser uma questão que precisa de cuidados de saúde. Queremos reforçar a ideia de que vale a pena insistir e investir nos tratamentos, com um psiquiatra. O uso abusivo do álcool também é preocupante e merece cuidados, pq tende a agravar as situações de conflitos e a saúde.
      Aguarde um momento de calma e tranquilidade entre vcs para estabelecer o diálogo sobre a busca de um poio médico, e talvez seja bom vc seguir pela linha que sente que ela parece muito estressada, cansada, talvez se alimentando-se mal, dormindo muito ou pouco, ao invés de falar em bipolaridade ou possível doença mental. Nesta dieção, ela poderá ser amis receptiva às suas sugestões.

      Sucesso em suas conversas e conte sempre com a ABRATA.
      Abraços
      Equipe ABRATA

  3. Dermival Carmo Sousa 15 de junho de 2015 às 12:32 - Responder

    Tenho Esquizofrenia TAB e Depressão
    Gostaria além de me associar, preciso também de ajuda.
    Pelo amor de Deus eu trabalhava como Técnico em Enfermagem e sofri assédio moral por parte do Enfermeiro chefe superior. Consequência me deprimi fiquei afastado e aí minha mãe teve câncer e veio a falecer. Conclusão passo por Psiquiatra e Psicóloga, mas eu estou péssimo. Já tentei me matar 3veses. Já fiquei desaparecido e sem noção de nada e fui atropelado e machucado. Quem sofre comigo é minha esposa e não consigo viver feliz estou sempre triste, desanimado, cansado, prostrado e sem rumo.
    Me ajudem.

    • Equipe Abrata 22 de junho de 2015 às 17:24 - Responder

      Prezado Dermival

      Você falou que se trata com psiquiatra e psicólogo, mas não ficou claro com que frequência.
      O transtorno bipolar é muitas vezes de difícil controle e requer avaliações frequentes para se construir um esquema de tratamento mais eficaz para cada paciente. Isso não inclui somente medicamentos, embora eles sejam fundamentais e indispensáveis. As dificuldades relacionadas a padrões de comportamento e de relacionamento e as mudanças de paradigmas e visão de mundo precisam ser trabalhadas em psicoterapia e podem demandar tempo para que novos resultados apareçam. Além da psicoterapia, participar de encontros psicoeducacionais e grupos de ajuda mútua, que a ABRATA promove tanto para portadores como para familiares, pode ser fundamental por criar espaços de orientação e troca de experiências que promovem imenso benefício e continência para o grande sofrimento causado por este transtorno.
      Abraço,
      Equipe ABRATA

  4. Dermival Carmo Sousa 18 de junho de 2015 às 16:54 - Responder

    tenho tab e gostaria de realizar uma avaliação com a equipe da ABRATA e poder ter um auxílio pois realizo ECT no HC.
    Obrigado

    • Equipe Abrata 28 de junho de 2015 às 20:55 - Responder

      Dermival

      A ABRATA não oferece atendimento ambulatorial, somente grupo de apoio mútuo para portadores e familiares, palestras educativas. São grupos constituídos por portadores de transtorno do humor e de familiares cuja finalidade é trocar experiências, compartilhar vivências, buscar soluções de forma solidária, dando apoio e conforto uns aos outros, possibilitando o desenvolvimento do sentimento de pertencimento.
      , aproveitamos a oportunidade e lhe convidamos para participar do Grupo de Apoio Mútuo aos familiares e portadores. Traga seus familiares. São grupos separados. Eles acontecem na terça, quinta e sábado. Faça a sua inscrição, primeiro para o Grupo de Acolhimento pelo telefone (11) 3256-4831 de 2ª a 6ª feira das, 13h30 às 17h.
      Abraços
      Equipe ABRATA

Deixe o seu comentário