Cuidado com as garotas!

Estudos mostram que garotas mais jovens parecem hoje muito mais vulneráveis a transtornos emocionais que podem provocar impactos importantes na saúde e comportamento

download (3)

Novos trabalhos divulgados na última semana mostram a necessidade de cuidados e atenção redobrados com as garotas mais jovens. Esse grupo parece hoje muito mais vulnerável a transtornos emocionais que podem provocar impactos importantes na saúde e no comportamento.

O primeiro estudo aponta que garotas com déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) apresentam maior risco de desenvolver transtornos mentais. Essa condição elevaria a chance de problemas como gravidez na adolescência, pior desempenho na escola e abuso de drogas. Pesquisadores da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), nos EUA, avaliaram trabalhos anteriores com cerca de 2 mil garotas de 8 a 13 anos: 40% delas tinham diagnóstico de TDAH. Ansiedade, depressão, transtorno desafiador opositivo (raiva, hostilidade, dificuldade de lidar com regras), distúrbios de conduta e violência foram mais comuns entre essas meninas do que naquelas que não tinham sintomas de TDAH. Os dados foram publicados no periódico médico Pediatrics.

Segundo os especialistas, é mais difícil diagnosticar TDAH nas meninas. Em geral, elas apresentam menos sintomas de hiperatividade do que os garotos. Em contrapartida, sinais de falta de atenção são frequentes. Se um acompanhamento cuidadoso for feito desde cedo, é mais fácil monitorar e controlar melhor as eventuais dificuldades emocionais e, portanto, reduzir os riscos para a vida dessas garotas.

Outra pesquisa da última semana, feita pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD), revela que as adolescentes britânicas estão se tornando o grupo com mais problemas com o álcool. Elas apresentam risco duas vezes maior do que os garotos de se embriagar. Um terço delas já ficou “de porre” pelo menos duas vezes antes dos 15 anos. Além delas, apenas as garotas suecas e canadenses bebem mais do que os meninos. Nos demais países, os garotos ainda ingerem mais álcool. Os dados foram divulgados pelo jornal inglês Daily Mail.

Os números contrastam com tendências apontadas por outros trabalhos atuais, que sugerem uma queda do consumo de álcool entre os menores nos países desenvolvidos, já que eles estariam ficando cada vez mais tempo em suas casas, usando redes sociais, do que na rua, bebendo com os amigos. É importante lembrar que, quanto mais cedo se inicia o contato com o álcool, maiores os riscos de padrões complicados de uso, como o abuso (tomar porres, por exemplo) e a dependência.

Juntando os dois trabalhos citados, percebe-se que as garotas com mais questões emocionais, como as que apresentam depressão, ansiedade e dificuldades de adaptação, correm maior risco de abusar da bebida. E, como se sabe, o álcool acaba impactando diversos campos da vida do jovem, como desempenho escolar, exposição à violência, uso de cigarro, experiência com outras drogas e comportamento sexual de risco, entre outros.

Outro estudo, divulgado pelo Sistema Nacional de Saúde (NHS Digital) do Reino Unido, também na última semana, mostra que as mulheres mais jovens, de 16 a 24 anos, são três vezes mais propensas do que os homens da mesma faixa etária a desenvolver transtornos mentais, como depressão e automutilação. Uma em cada quatro delas vai enfrentar essas questões ao longo da vida. Os dados foram publicados pelo jornal Daily Mail.

3b06695a2f7dc85b

As mesmas redes sociais, que poderiam em teoria proteger as jovens do abuso de álcool, são também grandes vilãs para a saúde emocional dessas meninas, que passam a se comparar o tempo todo com as colegas e sentem fortes pressões para estar sempre bem. O isolamento, o pessimismo e a dificuldade em lidar com problemas acabam minando a autoestima e o bem-estar dessas garotas. Lógico que as redes sociais não são as únicas responsáveis. Outras questões, como desemprego, crise econômica, problemas familiares, exclusão social e machismo, entre outras, também colocam uma carga extra sobre essas meninas hoje. E quem sofre mais acaba bebendo mais!

Os resultados mostram o quanto é importante que os pais e as escolas possam avaliar com frequência o estado psíquico das garotas e procurar ajuda quando necessário. É uma forma de tentar garantir mais saúde e qualidade de vida para essa jovem população feminina hoje mais vulnerável.

Fonte: http://saude.estadao.com.br/noticias/geral,cuidado-com-as-garotas,10000081060

Autor: Dr Jairo Bouer  Publicado em: 09 Outubro 2016

 

« Voltar

DESTAQUES

2018-02-02T17:14:03+00:00 25 de outubro de 2016|Categorias: Blog, Infância e adolescência|Tags: , , |2 Comentários

2 Comentários

  1. Le 9 de dezembro de 2016 às 12:24 - Responder

    Olá gostaria de saber se em Campinas e região existem grupo de apoio para quem sofre com transtorno bipolar?
    Por favor,me ajude fui diagnosticada recentemente e gostaria de ter um apoio de outras pessoas que sofrem com isso.

    • Equipe Abrata 5 de fevereiro de 2017 às 18:09 - Responder

      Prezada Le.

      Encontramos uma informação mas você precisa entrar em contato para solicitar mais esclarecimentos porque não conhecemos o trabalho
      que exercem.

      • Associação Cornélia M.E.V.H.V. (Cândido Ferreira) – Reintegrando Pessoas à Sociedade
      Endereço: Rua Conselheiro Antônio Prado, 430, Sousas, Campinas, SP, 13106-042
      Telefone: (19) 3758-8600 / 3258-7599
      Web: http://www.candido.org.br
      E-mail: secretaria_candido@yahoo.com.br / armazemoficinas@uol.com.br
      Contato: Maria José C. Nogueira
      Objetivos e forma de atuação: O principal objetivo é a desospitalização, a participação social dos usuários e o respeito ao direito à convivência dos diferentes. Oferece Hospital-dia, Núcleo de Atenção à Crise, Centro de Atenção Psicossocial, Núcleo Clínico, Núcleo de Oficinas e Trabalho, Centro de Convivência e Centro Cultural-Escola para alfabetização de Adultos; Núcleo de Atenção a Dependentes Químicos.

      Um abraço.
      Equipe ABRATA.

Deixe o seu comentário