Mensagem do Presidente

Mensagem do Presidente 2019-06-03T17:27:20+00:00

Época de renovação na ABRATA, uma nova gestão se inicia para o biênio 2019-2021. Nova diretoria executiva, novo conselho fiscal e novo conselho científico.

Recebemos das gestões anteriores muitos ensinamentos, todos embasados no cuidado, na dedicação e no respeito em manter sempre viva a missão da ABRATA.

E estamos confiantes em buscar conduzir da melhor maneira nossa associação, que neste ano completa 20 anos de existência. Para isso somos uma equipe de 72 voluntários, todos engajados na concretização dos objetivos que a ABRATA se propõe a cumprir desde sua criação, que são eles:

  • Informar e educar a sociedade sobre a natureza dos transtornos afetivos;
  • Apoiar psicossocialmente os portadores de depressão ou transtorno bipolar, seus familiares e amigos;
  • Reduzir o estigma e melhorar a qualidade de vida dos portadores de transtornos afetivos;
  • A prática do advocacy, trabalho em prol dos que sofrem com os transtornos afetivos na esfera da criação de políticas públicas, pois sendo uma associação que convive com a realidade desses familiares e portadores, tem a possibilidade de ser a voz desta parcela da população.

Como somos uma associação mantida por doações,fazemos aqui também nossos agradecimentos e reconhecimento à todos que nos possibilitam continuar oferecendo gratuitamente nossas atividades, além da elaboração e distribuição de material educativo.

O voluntário é a alma da ABRATA!

Ao abraçarmos uma causa sendo voluntários, desenvolvemos tantos sentimentos bons, pois doar seu tempo, seus conhecimentos, suas experiências de vida, sua compaixão e  amorosidade em prol do outro, da dor do outro, suas aflições, seus medos, suas dúvidas faz de nós pessoas melhores e mais humanas.

A ABRATA ao acolher, informar, fortalecer, apoiar e inspirar semeia a esperança.

Aquela esperança de que ao encontrarmos um profissional especializado recebermos um correto diagnóstico, medicações adequadas, terapias bem direcionadas e frequentarmos uma associação como a ABRATA, nossas vidas poderão ser transformadas para melhor.

Marta Axthelm

Junho-2019

Destaques

Seja um Voluntário ABRATA

A ABRATA seleciona candidatos para o trabalho voluntário que estão disponíveis para doar seu talento, tempo e trabalho para a prestação do serviço voluntário ao próximo. Não há necessidade de experiência em lidar com os familiares e as pessoas com transtorno bipolar e depressão, basta apenas ter a vontade e o desejo de ajudar.

Campanha “Pode Contar”

A campanha "Pode Contar", é uma iniciativa do Laboratório Sanofi-Medley, com o apoio da ABRATA, que visa ajudar, com empatia, pessoas que lhe sejam próximas e colaborando para o enfrentamento da depressão. É também um canal de ajuda para quem apresenta depressão, fornecendo informações sobre os sintomas, causas, como lidar, e acima de tudo: como fazer para pedir ajuda e não se "sentir sozinho".

Campanha “Depressão Bipolar, está na hora de falar sobre isso”

Depressão bipolar: está na hora de falar sobre isso” é a mais nova campanha da Daiichi Sankyo, que tem o apoio da ABRATA - Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos. O objetivo é conscientizar a população em geral sobre a importância da depressão bipolar, doença que atinge mais de seis milhões de brasileiros e depende de melhor diagnóstico e tratamento adequado.