Mensagem do Presidente

Mensagem do Presidente 2018-07-27T15:09:25+00:00

Ao lançar o novo site a ABRATA retorna o olhar para a sua trajetória institucional de oferta de serviços e atividades gratuitas para a sociedade brasileira por meio da ação voluntaria.

Foram anos marcados por muitas conquistas, metas alcançadas, projetos executados, novas atividades, reconhecimento, respeito, credibilidade, amigos e muitas pessoas especiais que passaram pela associação deixando um rastro de força, união e crença na ação voluntária como base para servir ao próximo e à causa da ABRATAapoiar as pessoas com transtorno bipolar e depressão e seus familiares, proporcionando acolhimento e bem-estar.

E essa crença nos fortalece em cumprir a missão de conscientizar a todos acerca do transtorno bipolar e a depressão, reduzir o estigma social, informando a população sobre a doença.

Nestes 18 anos de existência a ABRATA beneficiou mais de 6 milhões e meio de pessoas, seja por meio das atividades presenciais, do atendimento telefônico disponível para todo o país além da sua rede digital, um recurso que também ajuda brasileiros que moram no exterior e os países da língua portuguesa.

Também não podemos esquecer de destacar a atuação da ABRATA na defesa dos direitos da pessoa com transtorno bipolar, na luta por políticas públicas efetivas em saúde mental e ao não fechamento dos hospitais psiquiátricos e redução dos leitos psiquiátricos.

Diariamente recebemos os mais diversos depoimentos de portadores e familiares de todas as regiões do Brasil. Clamam por algum apoio, sentem-se abandonadas em sua condição de doentes mentais e como familiares. Suas necessidades básicas vão desde a consulta mensal com psiquiatra, acesso à medicação, pronto-socorro psiquiátrico e a internação em hospital especializado da rede pública de saúde.

Em datas especiais, como hoje, lançamento do novo site, também é momento para agradecer por tudo e a todos que, de alguma maneira, contribuíram para que ABRATA chegasse onde está.

Agradecimentos aos psiquiatras e psicólogos que fizeram parte e fazem parte do Conselho Científico da Associação. A presença de especialistas em transtornos afetivos no seu corpo de voluntariado, traz e fortalece o olhar científico que a ABRATA sempre prezou, desde o seu nascimento.

Aos associados, doadores, financiadores e mantenedores que são imprescindíveis para a perenidade da ABRATA.

E agradecimentos especiais aos voluntários, que são a alma, o coração e a espinha dorsal da ABRATA e que mantém a acesa a sua luz.

Acima de tudo, os nossos agradecimentos às pessoas com transtorno bipolar e depressão e seus familiares que acreditam no trabalho que oferecemos e são a razão da ABRATA existir.

Neila Campos
Junho de 2018

Destaques

Livros – Depressão Bipolar um Guia Abrangente

Os autores abordam a neurobiologia e a genética, a depressão bipolar em crianças e considerações relativas a suicídio, discutindo abordagens de tratamento específicas, desde o uso do lítio e de drogas anticonvulsivantes até intervenções psicológicas, com base nas pesquisas mais atuais sobre o assunto.

Campanha Daiichi

Depressão bipolar: está na hora de falar sobre isso” é a mais nova campanha da Daiichi Sankyo, que tem o apoio da ABRATA - Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos. O objetivo é conscientizar a população em geral sobre a importância da depressão bipolar, doença que atinge mais de seis milhões de brasileiros e depende de melhor diagnóstico e tratamento adequado.

Seja um Voluntário ABRATA

A ABRATA seleciona candidatos para o trabalho voluntário que estão disponíveis para doar seu talento, tempo e trabalho para a prestação do serviço voluntário ao próximo. Não há necessidade de experiência em lidar com os familiares e as pessoas com transtorno bipolar e depressão, basta apenas ter a vontade e o desejo de ajudar.